segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Casa do Sal no I Seminário CULTIVO SUSTENTÁVEL DE HALÓFITAS. realizado a 18 de Maio em Castro Marim, organizado pelo INUAF - Instituto Superior Dom Afonso III














 Notícia do INUAF

I SEMINÁRIO CULTIVO SUSTENTÁVEL DE HALÓFITAS




No dia 18 de Maio, decorreu no Auditório do Centro de Interpretação da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, o I Seminário CULTIVO SUSTENTÁVEL DE HALÓFITAS.

O seminário teve a presença do Presidente da Câmara de Castro Marim, Dr. José Fernandes Estevens, do Vice-Presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Arq. José Carlos Barros,  do Presidente da AMAL, Eng. Macário Correia, do Director do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade – zonas húmidas, Dr. João Carlos Farinha e do Reitor do INUAF, Doutor Ventura Mello Sampayo.

Participaram  várias entidades públicas e privadas relacionadas com o sector da agricultura, das pescas e do mar, novos investidores, bem como a Casa do Sal - Figueira da Foz, que contribuíu com a exposição de produtos à base de Halófitas e das Associções Odiana e Tradisal, cujos presidentes moderaram os paíneis. A Associação de Produtores - Tradisal(site externo) também expôs alguns dos produtos de sal produzidos a sotavento algarvio.

Dos trabalhos realizados surgiram novas ligações entre o CICAE/INUAF e instituições, empresas e novos investidores, as quais  darão origem a novos estudos e projectos.

No final foi realizada uma degustação comentada, promovida pela Casa do Sal Figueira da Foz(site externo), que em muito contribuíu para o sucesso da acção e demonstração das possibildades que exitem em combinar as halófitas com outros produtos alimentares o  que despertou o maior interesse de todos os participantes.
Degustação Comentada (site externo) com som.



Sem comentários: