segunda-feira, 2 de maio de 2011

"Sabores da Figueira" um projecto que envolve a Escola Profissional da Figueira da Foz (EPFF) e produtores locais

Teve início, este ano letivo, um projeto  entre a Escola e alguns produtores do Concelho da Figueira da Foz, que culminará num concurso a que demos o nome Sabores da Figueira.
Por iniciativa de um conjunto de produtores locais, a EPFF foi convidada a firmar parceria num projecto empreendedor, apresentado por Rafael Abreu, um dos responsáveis da empresa Cevadas, conhecida pela sua charcutaria tradicional.
A ideia base foi reunir um conjunto de produtores locais do concelho da Figueira da Foz e dar a conhecer os seus produtos, reforçar as suas marcas e promover a região.
EPFF e produtores decidiram dar forma a uma vontade conjunta que envolve os alunos da Escola, a quem foi lançado um repto: a realização de um concurso gastronómico, contemplando a selecção dos bons produtos do concelho. Este concurso será integrado na PAP (Provas de Aptidão Profissional) que os alunos terão de realizar durante o mês de Junho.
Os produtos foram apresentados aos alunos, a saber: Enchidos de Quiaios (Cevadas), Vinhos e Espumantes (Quinta dos Cozinheiros), Sal, Flor de Sal e Plantas Halófitas (Casa do Sal), Arroz Pato Real (Ernesto Morgado), Mel da Serra da Boa Viagem e Peixes da Costa (Cooperativa de Produtores de Peixe Centro Litoral da Figueira da Foz). Os alunos terão a possibilidade de criar novas receitas com produtos oferecidos pelas empresas envolvidas, receitas que se pretendem inovadoras e apetitosas, sugerindo utilizações e apresentações diferentes das que normalmente costumamos encontrar em casa ou no restaurante mais próximo.
No seguimento do projecto EPFF/ Produtores Locais, os alunos finalistas dos Cursos Técnicos de Restauração, variante Restaurante-Bar e Cozinha-Pastelaria receberam, no dia 2 de Março, a Quinta dos Cozinheiros, que lhes proporcionou uma prova dos vinhos a utilizar no concurso.
Os vencedores das três categorias – Entrada, Prato Principal e Sobremesa - receberão prémios monetários, bem como algumas prendas, oferecidos pelos Produtores Locais numa Gala associada ao evento (que deverá ser realizada em Setembro/Outubro).
           As provas realizar-se-ão nos dias 6, 7 e 8 de Junho no Quiaios Hotel, Sabir Hotéis e Hotel Mercure, entidades que aceitaram colaborar no projecto, cedendo as suas instalações para o efeito.

Sem comentários: